Curso – “PRÁTICAS DE INVESTIGAÇÃO DE PRODUTOS DE DEGRADAÇÃO, IMPUREZAS, POLIMORFISMO E INCOMPATIBILIDADES FÁRMACO-EXCIPIENTE” – 5 e 6 de setembro de 2008 – São Paulo

Curso realizado nos dias 5 e 6 de setembro de 2008 em São Paulo.

Este curso foi desenvolvido tendo por referência os mais recentes requisitos regulatórios e de mercado para estabilidade de fármacos e medicamentos, com destaque para a investigação de produtos de degradação.

Primeiro dia – 5 de setembro

PRAT INV PROD DEGRAD 05SET08505 WEB
Com suas vagas esgotadas, o curso contou com a participação de laboratórios farmacêuticos, nacionais e multinacionais, de diversos estados brasileiros. O curso também contou com a participação de profissionais de empresas fornecedoras de ativos.

PRAT INV PROD DEGRAD 05SET08012 WEB
O objetivo do primeiro dia foi estabelecer a base conceitual para o trabalho que foi realizado no dia seguinte.

Os principais tópicos abordados foram:
• Introdução e aspectos gerais da estabilidade de medicamentos
• Fundamentos e técnicas para detecção de impurezas
• A importância da investigação do polimorfismo e suas consequências
• A incompatibilidade fármaco-excipiente e as ferramentas analíticas utilizadas
• Conceitos e métodos de identificação, quantificação do princípio-ativo, seus produtos de degradação e substâncias correlacionadas

PRAT INV PROD DEGRAD 05SET08412 WEB
A interação entre os ministrantes e participantes é um dos pilares para o entendimento e fixação dos conhecimentos.

PRAT INV PROD DEGRAD 05SET08448 WEB

Segundo dia – 6 de setembro

PRAT INV PROD DEGRAD 0SET08 439 WEB

Com maior familiaridade com os conceitos, técnicas e ferramentas, o segundo-dia do curso permite a abordagem mais prática, com o uso de dúvidas, de exemplos e de casos dos próprios participantes. Além disso, os exercícios propostos permitem a consolidação dos conhecimentos e a construção de modelos mais adequados às rotinas particulares das empresas.

PRAT INV PROD DEGRAD 0SET08 770 WEB

A visão prática do tema é um dos pilares da proposta do curso. A idéia é que as pessoas possam aplicar seus conhecimentos na prática já no retorno às suas empresas.

PRAT INV PROD DEGRAD 0SET08 1017 WEB

Outra característca importante é a interação dos palestrantes com os participantes e destes entre si, nos grupos de se formaram para a realização das atividades práticas.

Os participantes também puderam colocar suas dúvidas e situações particulares e serem orientadas através de reuniões em separado, empresa-a-empresa, com o José Lamartine.

About RICARDO YUGUE

farmacêutico e administrador de empresas pela USP, mestre em ciências pela FEA-USP, com MBA - Administração de Projetos e especialização em gestão de empresas pela FIA e certificado pelo PMI como Project Management Professional. Gestor de projetos de implantação de novos negócios e novos processos com destaque para projetos globais no setor de serviços e treinamento.
This entry was posted in ESTABILIDADE. Bookmark the permalink.

Comments are closed.