Curso VALIDAÇÃO DE CONTEÚDO DE ENDOTOXINAS, TESTES ESTERILIDADE E LIBERAÇÃO PARAMÉTRICA – 09 de outubro de 2012

Abordagem dos conceitos dos métodos farmacopéicos dos testes de conteúdo de endotoxinas bacterianas e do teste de esterilidade, bem como das respectivas validações. Incluí conceitos da liberação paramétrica.

 

Objetivo:

Atualização dos conceitos do teste de esterilidade e do teste de conteúdo de endotoxinas bacterianas, bem como a capacitação para a execução das respectivas validações dos testes.

Agenda do curso:

  • Conceitos do teste de conteúdo de endotoxinas, com foco na técnica de gel clot.

Validação do método:

-Avaliação do protocolo e dos interferentes no teste.
- Avaliação dos resultados. 

  • Conceitos do teste de esterilidade pelos métodos indireto e direto.

Validação do método:

-Avaliação do protocolo e do desafio da amostra para a validação do teste.
-Manuseio, preparo e requisitos de recuperação dos microrganismos.
-Avaliação dos resultados. 

  • Conceitos da a liberação paramétrica
  • Discussão de questões e casos práticos das empresas

 

Ministrante:

Déa de Aguirra – farmacêutica, graduada pela Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, com experiência profissional na área de Microbiologia, aplicada às indústrias Farmacêutica, Veterinária e Alimentícia.

Atuou em empresas multinacionais de grande porte e atualmente é membro do grupo de trabalho da SBCC para a atualização da norma ISO 14698, referente à biocontaminação de ambientes controlados, e consultora associada da HSV Consultores Associados e da Yugue Assessores, para treinamentos e assuntos relacionados à área de Microbiologia.

Duração: 8 horas (um dia)

About RICARDO YUGUE

farmacêutico e administrador de empresas pela USP, mestre em ciências pela FEA-USP, com MBA - Administração de Projetos e especialização em gestão de empresas pela FIA e certificado pelo PMI como Project Management Professional. Gestor de projetos de implantação de novos negócios e novos processos com destaque para projetos globais no setor de serviços e treinamento.
This entry was posted in GMP, QUALIDADE, VALIDAÇÃO. Bookmark the permalink.

Comments are closed.