ENCONTRO SOBRE ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS REAFIRMA IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA E O REGISTRO DE PRODUTOS

Realizado no último dia 6 de novembro em São Paulo, o ENCONTRO ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS 2008 contou com a participação de profissionais cujos trabalhos relacionados à estabilidade de medicamentos e seus produtos de degradação e impurezas vem merecendo destaque entre os laboratórios farmacêuticos no Brasil.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 204 WEB

O objetivo do encontro, segundo Valéria Yugue da HSV Consultores Associados, foi compartilhar informações e construir conhecimento sobre o tema da estabilidade de medicamentos e seus produtos de degradação.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 852 WEB

Para Valéria Yugue, “o formato do evento, com palestras abertas o tempo todo à intervenção dos participantes para comentários e questionamentos, incentivou o desenvolvimento de diálogos e a troca de experiências e entendimentos sobre os temas abordados, já que são inevitavelmente cada vez mais obrigatórios”.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 029 WEB

A apresentação de José Lamartine Soares Sobrinho sobre os Avanços na metodologia de pesquisa de produtos de degradação em medicamentos destacou as experiências práticas que tem vivenciado em seu trabalho de assessoria na elaboração dos estudos de estabilidade de medicamentos.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 004 WEB

José Lamartine apresentou a metodologia que emprega para a pesquisa de produtos de degradação e fez comentários sobre o Informe Técnico nº 1 da ANVISA, de 15 de julho de 2008. Destacou que, por se tratar apenas de um “instrumento de esclarecimento”, a sua revogação não significa que deixou de haver, nem mesmo provisoriamente, a necessidade da identificação e quantificação dos produtos de degradação, uma vez que são requeridos pela Resolução RE n° 1, de 29/07/2005.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 264 WEB

Vitor de Oliveira, gerente técnico-comercial da Selectchemie, falou sobre o papel dos fornecedores de farmoquímicos nos estudos de estabilidade de medicamentos. Destacou a evolução da legislação sobre os insumos farmacêuticos e a substancial melhoria nos processos e instalações dos fornecedores para atendimento a um mercado cada vez mais exigente.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 403 WEB

Vitor de Oliveira também chamou a atenção para a confiabilidade na relação entre o laboratório e o fornecedor de insumos, principalmente de ativos, já que muitas das informações utilizadas nos processos de registro dos medicamentos são geradas por estes. Neste sentido, uma verdadeira parceria entre laboratório e seus fornecedores é crítica e estratégica em muitos casos, pois com a evolução da legislação sobre os insumos e o acirramento da concorrência entre os laboratórios, fragilidades em relação à documentação e à própria composição dos ativos podem gerar sérios problemas para ambos.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 497 WEB

Em sua apresentação, Ricardo Horácio Vieira Pires, gerente de controle de qualidade e desenvolvimento analítico do Laboratório Cristália, apresentou a estrutura instalada, seu modelo de gestão e o processo adotado para a pesquisa de produtos de degradação.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 429 WEB

Horácio destacou que profissionais capacitados para as pesquisas de produtos de degradação são recursos críticos e que não são facilmente encontrados no mercado. Ele considera importante o investimento em capacitação dos profissionais com potencial de desenvolvimento e que deve ter início desde o processo de seleção. Também falou sobre os desafios e expectativas para o futuro destacando a importância da inovação tecnológica como vantagem competitiva.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 593 WEB

O encontro teve seu reinício no período da tarde com a palestra sobre os excipientes e seu papel na formação dos produtos de degradação, ministrada pela farmacêutica Amália Arasawa Burlim, gerente de serviços técnicos da Colorcon. Ela destacou os fatores que podem afetar a compatibilidade entre excipientes e fármacos em formulações de medicamentos e que podem dar origem a interações químicas que, por sua vez, podem constituir fontes de impurezas, resíduos ou produtos de degradação.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 709 WEB

Para Amália, o cuidados com as interações fármaco-excipientes começam na seleção inicial dos excipientes, que deve ser baseada em: “ferramentas preditivas; características desejadas da forma farmacêutica; conhecimento de mecanismos potenciais de degradação e a lista de excipientes preferidos pela companhia”. Ao final de sua apresentação, Amália mostrou um estudo de caso de análise da compatibilidade fármaco-medicamento, demonstrando os efeitos dos excipientes sobre a estabilidade e as propriedades físicas de um medicamento.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 772 WEB

O quinto palestrante foi o farmacêutico José dos Santos Malta, que é atualmente gerente do laboratório de pré-formulação do Laboratório EMS. Em sua apresentação, ele destacou a estrutura dos “DMFs” (Drug Master Files), a importância do conhecimento das rotas de síntese dos ativos para as pesquisas de produtos de degradação e contaminantes, os estudos de degradação e (Stress Tests) e, por fim, a caracterização da estrutura das moléculas. Sobre as “DMFs”, destacou os principais impactos de suas informações sobre: o desenvolvimento da formulação, o processo de fabricação, o desenvolvimento de métodos analíticos, a validação de métodos analíticos, os estudos de estabilidade, a prevenção para a possibilidade de violação de patentes e o registro de produtos.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 815 WEB

Sobre a caracterização da estrutura das moléculas, José Malta enfatizou os riscos de violação de patentes se esta não for criteriosamente realizada, uma vez que muitos polimorfos e/ou misturas “estão patenteados e o fornecedor do DMF deve garantir que a matéria-prima não infringe nenhuma patente” para que não haja o risco de não obtenção “do registro do produto ou de enfrentar uma ação judicial pós registro”.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 1022 WEB

A consultora associada da HSV Consultores, Valéria Yugue, fechou o encontro com sua palestra sobre sua visão da relação entre os estudos de estabilidade e os conceitos de garantia da qualidade. Seu tema inicial foi a visão de presente e futuro das Boas Práticas de Fabricação (BPFs). Para Valéria Yugue, as BPFs estão evoluindo de um estágio com foco na estratégia para os estágios de foco em mudanças e no ciclo de vida dos processos, tendo por referência a PAT (Pharmaceutical & Analytical Technology) e o ICH – Q10. Destaca como pontos chaves nesta evolução:
• “…você deve entender seus processos…”
• “…trabalhar em conjunto para redução da variação…”
• “…pré determinar a Qualidade …a partir de atividades, ações e medidas”

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 997 WEB

Valéria Yugue também comentou o emprego e os benefícios do conceito “Quality by Design”, apresentado por ela como “qualidade no projeto, qualidade na origem e qualidade no desenvolvimento”. Ao final, a farmacêutica concluiu: “A Qualidade é “construída” durante toda a fase de desenvolvimento do produto.
• Os estudos de Estabilidade confirmam o prazo em que os atributos de Qualidade pré estabelecidos para o produto são mantidos, em uma determinada embalagem e sob condições específicas
• As especificações de processo são estabelecidas baseadas no entendimento dos processos
• Controles em processo asseguram a Qualidade durante a fabricação
• A Validação é chave para assegurar a Qualidade”.

ENCONTRO ESTABILIDADE 2008 529 WEB

Também importantes para os participantes do evento foram as oportunidades de ampliação das redes de relacionamento. Estas novas ligações que se formaram estão possibilitando o compartilhamento de informações e experiências, o que facilita o desenvolvimento de uma base de conhecimentos sólida sobre o tema da estabilidade de medicamentos.

Acesse a agenda de eventos pelo link a seguir:

http://blog.hsvconsultores.com.br/eventos/

About RICARDO YUGUE

farmacêutico e administrador de empresas pela USP, mestre em ciências pela FEA-USP, com MBA - Administração de Projetos e especialização em gestão de empresas pela FIA e certificado pelo PMI como Project Management Professional. Gestor de projetos de implantação de novos negócios e novos processos com destaque para projetos globais no setor de serviços e treinamento.
This entry was posted in ESTABILIDADE, Lista de Links. Bookmark the permalink.

One Response to ENCONTRO SOBRE ESTABILIDADE DE MEDICAMENTOS REAFIRMA IMPORTÂNCIA PARA A SEGURANÇA E O REGISTRO DE PRODUTOS

  1. Vitor de Oliveira says:

    Prezados Ricardo e Valéria,

    Parabéns pela organização do encontro para discussão de um assunto que é da maior importância e muito atual. Parabéns também aos demais palestrantes do dia que trouxeram informações e experiências muito relevantes para a discussão do tema.

    Um abraço,

    Vitor de Oliveira
    vitor@selectchemie.com.br