Programa:
• Tendências em Boas Práticas de Fabricação
• Desvios de qualidade
• Conceitos de ação corretiva e preventiva
• Desenvolvimento racional de produtos – “Quality by Design”
• Desenvolvimento de programas de análise de causa raiz – RCA (“Root Cause Analysis”)
• Respostas eficazes às não-conformidades, falhas, desvios e reclamações, identificando as causas e implementando ações corretivas e preventivas
• POPs essenciais e outras documentações pertinentes
• Compreensão e interpretação de resultados OOS (“out of specifications”)
• Análise e identificação de tendências de dados existentes e potenciais causas de não-conformidades
• Integração com outros sistemas RCA: auditoria interna, CAPA (“Corrective and Preventative Action”) e tratamento de reclamações
Coleta, organização e gestão dos dados necessários à realização da análise de causa raiz
• Requisitos de relatórios internos e externos
• Implementação, verificação e validação de um programa CAPA
• Realização de análises de tendências e utilização de ferramentas eficazes de análise de causa raiz (FMEA, fluxograma, pareto, espinha de peixe (Ishikawa), etc.)
• “FDA Warning Letters” e outras citações para prevenção de não-conformidades.
Avaliação do curso pelos participantes:
- Como avalia o conteúdo do curso? Ótimo 79% / Bom 21%
- Como avalia a relação teoria/aplicação prática? Ótimo 92% / Bom 8%
- O nível de conhecimento do palestrante é: Ótimo 100%
- O palestrante foi claro na apresentação e nas explicações? Ótimo 100%