O principal objetivo do curso foi apresentar os principais conceitos, técnicas e ferramentas de gestão de projetos com atenção especial às aplicações práticas através de exercícios a cada tópico discutido.
O curso abordou os seguintes tópicos:
• O conceito de projeto de sucesso
• As melhores práticas do PMI (Project Management Institute)
• As características do gerenciamento de projetos
• Processos e áreas do conhecimento em gerenciamento de projetos
• O ciclo de vida dos projetos, fases e pontos de decisão.
• Plano do projeto
• A abertura de um projeto
• Escopo do projeto
• EAP – Estrutura Analítica do Projeto
• Atividades e o cronograma do projeto
• Recursos, custos e o orçamento do projeto
• A gestão de riscos do projeto
• O plano de comunicação e acompanhamento do projeto
Os participantes selecionaram projetos de seu dia-a-dia para o desenvolvimento do plano do projeto. Em grupos, eles puderam elaborar o planejamento do projeto escolhido, desde a definição clara do escopo, passando pelo cronograma e orçamento projeto, e ainda os planos de riscos, de comunicação, de qualidade, de pessoas e de aquisições do projeto.
O formato do curso e a própria configuração da sala de treinamento favoreceram a interação entre o ministrante e os participantes. O uso de vídeos agregou grande valor para as discussões sobre temas comportamentais e de gestão de pessoas, dado o impacto destes no sucesso dos projetos.
O ministrante, Ricardo Yugue, é farmacêutico e administrador de empresas pela USP com especialização em gestão de empresas e MBA – Administração de Projetos, ambos pela FIA-USP. É certificado pelo PMI como Project Management Professional.
Um dos produtos do curso foi a elaboração de um plano de implementação de um projeto selecionado e desenvolvido pelos próprios participantes, a partir dos conceitos, técnicas e ferramentas apresentadas e utilizando os modelos de formulários disponibilizados.